Gestor focado na obtenção de resultados e no desenvolvimento do empresário enquanto pessoa e profissional. Ao serviço da Criatividade e Inovação dos negócios e atento à produtividade e à melhoria dos hábitos (maior realização e bem-estar).
Licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia, Setembro 1986.
Com forte sentido da importânica do "Life-Long Learning", tem participado em várias ações de formação no âmbito da Gestão, Qualidade, Gestão de Projetos (PBS-UP), Qualificação de Provadores de Queijo (ANIL) e, mais recentemente no curso de Elaboración de Quesos (UA-IRTA-Bracelona) em junho 2018.
Enquanto especialista, tem focado a sua atividade na assessoria personalizada a empresas e empresários, nomeadamente em: # crescimento, expansão e análise estratégica # redesenho de processos (ISO 9001); # engagement management (garantia das condições - necessárias e suficientes - para uma implementação de projetos com sucesso) e # criatividade + inovação.
Foi Diretor de Compliance e de Recursos Humanos do Banco L. J. Carregosa, S.A.; Responsável-País dos Departamentos Recursos Humanos e Logística na multinacional americana Huntsman Performance Products Inc.; Coordenador-Chefe de Projeto de intervenção na área de Recursos Humanos do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, Drº Eduardo Santos Silva; Responsável pela Área de Formação a nível Ibérico e Responsável pelo Departamento BP&C/Projects (Business Planning & Control / Project Management) da multinacional suíça CIBA Specialty Chemicals, Inc.; Consultor do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas Portuguesas.
É CO-CEO da BRACING - Business Mind Advisors. Nesta empresa consultora assume a responsabilidade de expansão do negócio/mercados, novas áreas de negócio e coordenação global de projetos. Apoiou o desenvolvimento da BRACING Social Innovation, área de responsabilidade social da BRACING que apoia o 3º sector, em que se aportam competências estratégias para o seu desenvolvimento, por conhecer e acreditar no impacto deste para o desenvolvimento das comunidades locais e para a própria economia.
Vários anos enquanto mentor de projetos empresariais, apoiando os seus dinamizadores (empresários; empreendedores; jovens em fase de ideação), no setor empresarial, setor social e junto de universidades.
Esta experiência iniciou-se em 2004 na multinacional Suiça Ciba-Geigy enquanto "Local Liaison Officer" de um programa de "Internal Mentorship". Neste âmbito, tem colaborado com instituições de ensino superior, nomeadamente com a Universidade Católica Portuguesa – Porto, no desenvolvimento do programa "MENTORCERT – Trainning and Certification of Business Mentor" (programa cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, e do qual é perito especialista.
Participante activo no desenvolvimento do programa MENTORCERT da Universidade Católica Portuguesa - Escola Superior de Biotecnologia, no Porto.