O QUE É O MENTORING

RESOLVER UM PROBLEMA

Existem muitos empreendedores, estudantes ou simplesmente profissionais que tentam encontrar alguém que os ajude a desenvolver e melhorar o seu projecto ou a sua carreira profissional e não sabem onde encontrar.

Colocando empreendedores, estudantes ou simplesmente profissionais em contacto com profissionais qualificados e com vasta experiência disponíveis para aconselhar e acompanhar (mentoring) é possível apoiar o desenvolvimento e crescimento de projectos cometendo-se menos erros e alcançando o sucesso com mais facilidade.

O Mentoring é uma relação de acompanhamento, de partilha e entreajuda entre dois indivíduos, o Mentor e o Mentee, cujo objetivo é favorecer a transferência de Know-how, de experiencias, de valores e o reforço dos laços sociais. A força do binómio Mentor-Mentee é favorecer a solidariedade para reduzir o isolamento e permitir um desenvolvimento pessoal num ambiente profissional e social em constante evolução.

Nesta relação, o Mentor é uma pessoa com uma experiência académica e profissional consolidada, disposta a partilhar o seu Know-how, a sua experiência e os seus conhecimentos para ajudar um Mentee a desenvolver suas competências pessoais e profissionais. Por outro lado, o Mentee é uma pessoa que procura apoio, progressão, ou evolução, motivada e voluntária, para beneficiar dos conselhos do Mentor. Esta relação, geralmente gratuita, está baseada na partilha de informações, no respeito mútuo e assente num código de conduta.

Ser Mentor

Os profissionais e pessoas com experiência no mundo dos negócios que podem oferecer apoio e orientação aos novos ou futuros empreendedores devem faze-lo. Para iniciar essa actividade, incrementá-la e melhorá-la, a nossa Associação facilita aos Mentores potenciais e existentes, fazer parte de uma Rede de referencia para o mundo empreendedor e contar com uma plataforma de visibilidade, procedimentos, referenciais de casos de êxito, standards a nível internacional e, se for o caso, formação.

keyboard_arrow_up